Projetos Patrocinados

Voltar

Audiovisual

Difusão

Festival Internacional de curtas-metragens de São Paulo

Responsável: Zita Carvalhosa - Associação Cultural Kinoforum

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum é um dos principais eventos dedicados ao formato curto da América Latina.

Patrocinado pela Petrobras desde 2001, em 2010 comemorou a sua 21o. edição, de 19 a 27 de agosto de 2010, em dez salas da capital paulista.

Em sintonia com os temas que orbitam o universo do curta-metragem na atualidade, o Festival ampliou os espaços de exibição e discussão das fronteiras e desdobramentos do gênero, que hoje funciona também como suporte para artistas de diferentes áreas (artes plásticas, videoarte, grafite, entre outras) executarem suas criações e trabalhos. Neste contexto, foram realizadas as Mostras Documentários Animados, Arte na Tela, Imagens Narrativas e Retrado de Artista.

Outro destaque foi o Seminário sobre a difusão e a comercialização do formato Curta, realizado de 25 a 27 de agosto, na Cinemateca de São Paulo, com objetivo de apresentar e discutir ações e proposta dos diversos agentes atuantes no segmento sobre formatos viáveis para a distribuição de curtas-metragens e sua difusão junto ao público espectador. Entre os temas discutidos estavam: “Indústria criativa e mercado”, “Modelos de negócio inovadores para a difusão do curta-metragem”.

Histórico

Em agosto de 2009, a 20ª edição do evento foi realizada em diversas salas da capital paulista, com exibição de curtas premiados e mostras especiais e comemorativas.

Há duas décadas, não havia o advento da internet e das novas mídias, portanto, a velocidade e a democracia da informação se desenvolviam em outro ritmo, tanto quanto as produções audiovisuais. Pensando nessa evolução e comemorando o Ano da França no Brasil, o festival dedicou parte de sua programação ao tema “Escritos de Cinema”, programação para pensar e discutir as novas linguagens – do roteiro a crítica audiovisual - convidando dois críticos franceses, para junto com roteiristas e críticos brasileiros discutirem e festejarem.

Trouxe, também, trabalhos recentes de dois grandes e cultuados realizadores asiáticos, ganhadores, com longas, de prêmios internacionais em Cannes e Veneza. São eles Apichatpong Weerasethakul, um artista da era wireless, com seu curta “A Letter to Uncle Boonmee” e Jia Zhang-Ke, com o seu “He Shang de ai qing”.